Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Toffoli diz que inimigos da democracia “não descansam” e que Corte está alerta contra ameaças

Toffoli diz que inimigos da democracia “não descansam” e que Corte está alerta contra ameaças

Foto: Marcus Vinícius/Gecom-TJPB

 O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta segunda-feira (16), que a transparência alcançada pelo Judiciário brasileiro tem permitido que o Supremo Tribunal Federal (STF) dê respostas firmes na defesa da democracia, da própria Corte e de seus integrantes. 

Segundo ele, esse princípio tem adquirido especial relevância, em razão da desinformação e de orquestrações antidemocráticas registradas no Brasil.

Em discurso na Conferência Iberoamericana de Justiça Constitucional, na República Dominicana, o ministro lembrou que, na sua gestão como presidente da Corte, determinou a abertura de inquérito para apurar a disseminação de fake news e a incitação de ataques contra os membros do STF e suas famílias. 

De acordo com Toffoli, após a abertura do inquérito, os ataques ao STF registraram uma queda de 80%, mas os inimigos contemporâneos do Estado Democrático de Direito “não descansam”, e a Corte está alerta contra essas ameaças. 

“Nessa tarefa, a transparência é uma aliada, como demonstrou o crescente apoio da sociedade brasileira à defesa da democracia diante das ameaças desses tempos turbulentos, das quais não estão livres nem as democracias mais tradicionais”.