Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Candidatura de ACM Neto não depende da Câmara, diz especialista em direito eleitoral

 

Candidatura de ACM Neto não depende da Câmara, diz especialista em direito eleitoral
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

O advogado especialista em direito eleitoral Ademir Ismerim afirmou, neste domingo (10), ao Bahia Notícias que uma inelegibilidade de ACM Neto (UB), devido a uma possível rejeição de suas contas de 2017 na Câmara de Salvador (saiba mais aqui), é altamente improvável.

 

Segundo Ismerim, para que o ex-prefeito de Salvador seja declarado inelegível pelos tribunais eleitorais, é preciso identificar dolo na ação que provocou a possível rejeição das contas.

 

“No caso do parecer do TCM [Tribunal de Contas dos Municípios], ele foi aprovado com ressalvas. É o que existe agora. E mesmo que as contas sejam rejeitadas pela Câmara, não existe inelegibilidade. Só há inelegibilidade quando há dolo do gestor público, o que não foi identificado até aqui”, afirmou Ismerim ao BN.

 

Ainda de acordo com Ismerim, mesmo que a Câmara de Salvador decida pela rejeição das contas de ACM Neto, os tribunais eleitorais é que darão a palavra final sobre a elegibilidade dele em 2022, após o registro da candidatura, que deve ser feito até o próximo dia 15 de agosto.

 

Para Ismerim, quando o TCM emite parecer pela aprovação das contas, é porque não há dolo, sendo registrada apenas falhas técnicas na gestão fiscal do município.

 

“Tem outras nuances. O parecer do tribunal é submetido à Câmara, mas, quando o TCM aprova, normalmente não existe dolo. O que deve ter existido são falhas meramente técnicas. Essas falhas técnicas não comprometem a elegibilidade dele, de acordo com o que prescreve a lei”, explicou o advogado, que disse acreditar que o registro de candidatura de ACM Neto deve ser aprovado.