Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Magno Felzemburg, especialista em defesa do consumidor explica como recuperar dinheiro perdido através do PIX

 

Magno Felzemburgh, pré-candidato a deputado federal pela Bahia, e advogado especialista na defesa do consumidor, alerta aos consumidores sobre como recuperar o dinheiro perdido mediante fraude, enviado para contas de terceiros, através do PIX.

O advogado explica que no ano passado, o Banco Central (BC), após um ano do uso do PIX pelos brasileiros, observando o imenso número de fraudes aplicadas mediante o sistema de pagamento eletrônico (PIX), editou Resolução que estabelece o Mecanismo Especial de Devolução – MED, assegurando o cancelamento da transação, e a possibilidade de recuperar o dinheiro.

Magno explica que “a ferramenta criada pelo BC, permite que, em algumas situações, o consumidor recupere o dinheiro da conta de destino, quando o PIX foi feito por erro, mediante fraude ou falha no sistema dos bancos envolvidos na transação”.

Em caso de fraude, o banco do cliente notifica o banco de destino da operação, para que haja o bloqueio do valor, e, após apuração, devolva o dinheiro para o cliente que efetuou o PIX, creditando em conta.

Para tanto, é necessário que o usuário seja rápido, registre boletim de ocorrência com todas as informações, que pode ser feito pela internet, e avise imediatamente ao banco, sobre o erro ou a fraude, solicitando cancelamento da transação.

Blog Central de Polícia, com imagem/arquivo pessoal.