Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Saiba quais são as principais doenças transmitidas durante o beijo

Casal se beijando

Beijar é um gesto que representa carinho e afeto, mas existem cuidados que devem ser levados em consideração para evitar o risco de doenças bucais. Afinal, durante o contato entre as salivas de duas pessoas, ocorre uma troca de bactérias que pode causar infecções, como a mononucleose também conhecida como “doença do beijo”.

Cuidar da própria saúde bucal representa maior segurança na hora de beijar alguém. Escovar os dentes e a língua pelo menos três vezes ao dia e utilizar o fio dental são os cuidados mais básicos.


 A cirurgiã-dentista Bruna Conde, de São Paulo, explica que a cor da gengiva pode ser um parâmetro da saúde bucal: os tons mais rosados ou de cor coral suave são os ideais. “Fique atento a alterações de hálito, bochechas, língua e lábios. Não se fixe somente em dentes brancos, pois existem bocas esteticamente bonitas que tem a higiene bucal em péssimo estado”, alerta

Mononucleose infecciosa

Também conhecida como doença do beijo, a mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein-Barr e é transmitida principalmente pelo contato com a saliva de uma pessoa infectada. Os sintomas incluem febre, dor de garganta, fadiga e aumento dos gânglios linfáticos.