Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

TJ-BA registra 41 feminicídios e 15 tentativas de 2015 a 2017

[TJ-BA registra 41 feminicídios e 15 tentativas de 2015 a 2017]

No período de 2015 a 2017, o Tribunal de Justiça da Bahia registrou 41 casos de feminicídio e 15 de tentativas de crimes contra mulheres. Em sua maioria, as vítimas possuem a cor parda (61%) e de 19 a 40 anos (57%), faixa etária semelhante a média da idade dos agressores.
Os números foram coletados na plataforma do Sistema de Automação da Justiça (e-Saj) do TJBA, para compor o trabalho “O silêncio acabou”, coordenado pela Diretoria de 1º Grau.
A pesquisa propõe ampliar o debate sobre os crimes de violência contra a mulher e promover uma reflexão para novas políticas públicas, diante a conclusão de que há uma “fragilidade para com os dados de crimes de Feminicídio, pois em média existem classificações como homicídio qualificado ou homicídio simples em crimes que deveriam ser classificados como Feminicídio”.
Os dados também mostram que 57% dos crimes foram cometidos com arma branca e no horário da noite (39%). A sistematização desses números, conforme divulgado no trabalho, será confrontada com as Politicas Públicas para enfrentamento da violência contra a mulher implementadas na capital baiana, configuradas enquanto instrumentos de proteção e prevenção à vida e aos direitos humanos das mulheres.