RƔdio Web Ferraz

ƚltimas notƭcias

Ex-presidentes do TSE divulgam carta contra voto impresso


ANTONIO AUGUSTO/ASCOM/TSE

Todos os ex-presidentes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desde a ConstituiĆ§Ć£o Federal de 1988 divulgaram, nesta segunda-feira (2), uma carta em que rechaƧam o voto impresso e defendem o modelo eleitoral atual e a seguranƧa da urna eletrĆ“nica.

O documento, que tambĆ©m Ć© assinado tambĆ©m pelo atual presidente, ministro LuĆ­s Roberto Barroso, e pelos futuros presidentes, Edson Fachin e Alexandre de Moraes, Ć© divulgado um dia apĆ³s o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter questionado, mais uma vez, o modelo eleitoral.

 Na ocasiĆ£o, o titular do Executivo ressaltou a importĆ¢ncia de eleiƧƵes “limpas e democrĆ”ticas” em 2022 e repetiu que hĆ” indĆ­cios de manipulaĆ§Ć£o na Ćŗltima eleiĆ§Ć£o, apesar de nĆ£o apresentar provas da suposta fraude. Bolsonaro ainda repetiu o que pode ser considerado como uma ameaƧa Ć  realizaĆ§Ć£o da votaĆ§Ć£o do ano que vem.

Os ex-presidentes do TSE rechaƧam o voto impresso, defendido por Bolsonaro. De acordo com os signatĆ”rios, nĆ£o Ć© um mecanismo adequado de auditoria para se somar aos jĆ” existentes por ser menos seguro do que o voto eletrĆ“nico, em razĆ£o dos riscos decorrentes da manipulaĆ§Ć£o humana e da quebra de sigilo.