Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Metade dos brasileiros é a favor das cotas raciais em universidades, aponta pesquisa do Datafolha

 

Metade dos brasileiros é a favor das cotas raciais em universidades, aponta pesquisa do Datafolha
Metade dos brasileiros é a favor das cotas raciais em universidades Custódio Coimbra l O GLOBO

Um levantamento do instituto Datafolha, divulgado neste domingo, mostrou que 50% dos brasileiros são a favor das cotas raciais em universidades públicas. Entre os entrevistados, 34% se posicionaram contra. Outros 3% se mostraram indiferentes e 12% não souberam responder.Ainda segundo a pesquisa, o apoio às cotas é maior entre os mais jovens, escolarizados e com maior renda. Pessoas pretas também tendem a concordar mais com a política afirmativa (53%), seguidas das pardas (52%) e dos brancos (50%).O levantamento ouviu 2.090 pessoas a partir de 16 anos em 130 municípios, entre 8 e 14 de março deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A análise foi feita pelo jornal "Folha de S.Paulo", em parceria com o Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Universidade Estadual de Campinas, sob a coordenação da Ação Educativa e do Cenpec.

Ao todo, cerca de 60% dos brasileiros com filhos que estudam em escolas particulares, que não são beneficiados pelo mecanismo, apoiam a ação afirmativa. Entre os pais de filhos em escolas públicas, o índice cai para 50%. Esse último grupo também tem a maior falta de opinião sobre o tema: 11% desse grupo dizem não saber opinar sobre a questão, contra 3% no outro grupo.

Outro ponto analisado na pesquisa foi a aprovação às cotas entre os eleitores. O resultado apontou que o apoio é maior entre pessoas que consideram o governo Bolsonaro péssimo (57%) do que entre aqueles que avaliam seu desempenho como ótimo (31%).